segunda-feira, 6 de abril de 2015

Para amantes de 2ª Guerra Mundial

Quem gosta de estudar a Segunda Guerra Mundial, geralmente busca muitos livros e filmes sobre o assunto, e é, de certa forma, horripilante pensar nas atrocidades vividas naquele período da história. Em fevereiro de 2014, decidi que gostaria de conhecer Berlim. Por conta da faculdade, tive que planejar o roteiro em uma semana. Depois de pesquisas e mais pesquisas, senti que precisava conhecer um campo de concentração, como amante de história, eu teria que conhecer, por mais pesado que o clima fosse.
Peguei a coragem e separei um dia para ir até lá.
A cidade de Oranienburg fica nos arredores de Berlim. Através do transporte  público e o bilhete para as zonas ABC (eu comprei o de sete dias pois ficaria mais em conta) é possível chegar a última estação com o nome da cidade. A cidade é bem bonitinha, até tive um almoço agradável e de sobremesa aqueles maravilhosos doces da confeitaria alemã (fica a dica, para quem é formiguinha como eu).
Assim que cheguei na estação, meio que segui os grupos de estudantes até o ponto de ônibus que fica ali perto, dá para pegar o ônibus 804 (sentido Malz) ou 821 (sentido Tiergarten). A visita ao campo é gratuita, porém os áudio-guias são pagos. (mais informações em http://www.stiftung-bg.de/gums/en/index.htm).

O dia que fui ao campo estava garoando e bastante frio, para se adaptar ainda mais aquele clima horrível do lugar. Tivemos acesso as estruturas do antigo alojamento, de pertences pessoais das pessoas que ali passaram e as histórias.

Se você tiver coragem, vale a pena conhecer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário