segunda-feira, 6 de abril de 2015

Tipos de intercâmbio

"Quem fala que a infância é a melhor fase da vida, nunca fez um intercâmbio"

Bom, dá para se concordar com grande parte dessa frase. Depois de viver quatro intercâmbios, acredito que foram as melhores experiências da minha vida, pessoal e profissionalmente. Porém, é um passo grande que merece planejamento financeiro e psicológico, porque varia de pessoa para pessoa e condições, é um decisão que precisa de tempo e avaliação das opções.

Neste post, vou fazer um breve resumo sobre os tipos de intercâmbio (ou os que pelo menos tenho mais afinidade, sintam-se a vontade para perguntar algo)

High School: se não foi a primeira, foi das modalidades pioneiras. High School significa Ensino Médio, é uma modalidade de intercâmbio em que o estudante fica 1 ou dois semestres estudantes em escola no exterior e vivem em casa de família. Há programas de bolsas e intercâmbios pagos. 

Curso de idiomas: Estudar em uma escola de idiomas no exterior. O período de tempo é bastante variado, mas geralmente começa de 2 semanas e vai até um ano ou mais dependendo do caso. Variam de níveis e intensidade, ou seja, pode ter cursos de 15h/20h semanais , e até mesmo de 30h. Os cursos podem ser de general english (inglês geral), voltado para testes específicos de proficiência ou até mesmo profissionalizantes como direito e aviação. Há cursos que podem ser oferecidos especialmente para adolescentes, adultos, terceira idade. As opções são diversas, há bolsas, mas em sua maioria são pagos.

Curso de idiomas + trabalho: alguns países que permitem o visto de trabalho mudaram suas regras e é necessário comprar um curso e a própria escola organiza a procura por um emprego.

Trabalho au pair: há ainda empresas que viabilizam o intercâmbio au pair, trabalhando , por exemplo, como babá nos EUA.

IntercÂmbio universitário: Há universidades que promovem oportunidades de  bolsas de estudos parciais ou integrais, e há ainda a possibilidade de tentar se aplicar para a Universidade, mas pagando todas as taxas e mensalidades. Dá para estudar um semestre, dois, ou o curso inteiro.

Curso de idioma + turismo: há pacotes personalizados de ensino do idioma com roteiro de turismo.

IntercÂmbio voluntário: Agências e organizações estudantis promovem o intercÂmbio em projetos voluntários no exterior.

Desses citados, fiz o curso de idiomas, o intercâmbio voluntário, passei em um processo de bolsa , no qual não fui ao país indicado, e também fiz um por conta própria. 
Farei post sobre bolsas, fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário